segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pintando na Praça Maurício Cardoso

Se tivessemos escolhido pintar São Pedro, talvez ele tivesse sido mais ameno com o tempo, mas não foi o caso.O final de semana dos dias 18 e 19/06/2011 não tiveram sol, mas também só foi chover bem lá no finalzinho. Obrigada, São Pedro!
O paradigma de apenas mostrar o trabalho pronto foi quebrado ao chegar com cavaletes, tintas, pincéis e muitas ideias na cabeça na lúdica praça que faz parte da infância de muitos.
Bem cuidada, porque está adotada pelo shopping Moinhos de Vento, a praça Maurício Cardoso guardará mais essa história: Artistas se reunem e pintam as cartas de amor entre Pedro e Domitila.
Foi num dia de estresse na administração da exposição [ART]³ que surgiu a ideia de apenas pintar, por pintar. Com o apoio do Café Dometila e seu dono, Claiton Franzen, é que tudo foi possível.
Fomos recebidos com pétalas de rosas, que aliás é a marca registrada deste local imperial que fica ali numa encantadora casa na frente do coreto.
No sábado pela manhã os moradores acordaram com artistas pintando e, como sem saber, iam chegando e conversando. Todos, mas todos que ali passaram ficaram encantados com a iniciativa pedindo o retorno de forma mais contínua. A imprensa também esteve presente e foi muito agradável receber o carinho de todos.
É claro que todos nós tínhamos temores, mas estes foram dissipados após minutos de trabalho e conversas com todos.
No nosso facebook as manifestações pedindo bis são grandes!
O autor do livro Titilia e o Demonão, Paulo Rezzutti, ficou encantado com a inciativa e já propaga em São Paulo o evento.
Pretendemos fazer mais. Ainda não sabemos quando. Quem sabe em setembro, início da primavera. O tema? Para que tema? Levar a arte para a rua sempre será o melhor tema.
Nós agradecemos a todos os presentes, a todos que foram nos visitar, ao carinho recebido, ao Claiton do Café Dometila, e avisamos a todos que os trabalhos ficarão exposto no café.
O Coletivo Somaisarte nasceu da arte interativa e cresce para continuar assim.
Sempre ficará aberto o convite a quem quiser se juntar a nós. A praça é livre. A arte é livre.
Venha você também!














<iframe width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/opdBFyRaswY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Somaisarte pintando na praça


Praças e seus coretos sempre fizeram parte de nossas vidas. Seja porque passamos nossa infância nelas, seja porque os coretos sempre foram  palcos de ideias.
Por isso, o Coletivo Criativo Somaisarte resolveu pintar na praça Dr. Maurício Cardoso.
Nesse reduto histórico do bairro Moinhos e com o apoio charmoso do Café Dometila, alguns artistas deste grupo  vão pintar as cartas de amor de Dom Pedro e Domitila.
Instalados no coreto da praça, em frente ao café, os artistas irão instalar seus cavaletes, tintas e pincéis procurando a beleza de um dia de sol, a energia da natureza e intensidade de levar arte para rua.
Como acontece em tantas praças do mundo, onde se encontram artistas desenhando e pintando, alguns em grupo, outros solitariamente, o coletivo Somaisarte pretende chamar a atenção para essa prática, inaugurando-a no Moinhos de Vento.
“Quando fomos conversar com o Café Dometila, nossa ideia era apenas ter uma âncora de apoio para resguardo dos materiais. Porém a receptividade do Clainton foi tão intensa que o projeto cresceu. E o que era um encontro para pintarmos juntos resultou em interpretar  as cartas de Dom Pedro e Domitila. O livro recém lançado, do autor Paulo Rezzutti, acabou transformando-se a base desse projeto. Basta o título para dar inspiração: Titilia e o Demonão”, comentam os artistas.
Os artistas do Somaisarte estão com uma exposição na Usina do Gasômetro intitulada [ART]³ que irá até o dia 19/06/2011.
Este evento acontecerá nos dias 18 e 19 de junho, começando às 9:30h e terminando quando a luz do dia se for.
Se você quiser tomar um drink, um café e apreciar a arte, num ambiente maravilhoso, essa é a oportunidade perfeita.
Quem sabe MontMartre será aqui, não é?

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Concurso mini Cubo

Passamos um tempo sem postar e agora voltamos com toda a força. Estamos planejando mil projetos que serão colocados aqui para todos saberem.
Agora, mais uma foto para o concurso, que aliás está quase chegando no seu final. Faltam só duas semanas! Assim, mandem suas fotos!

Foto montagem de Soni SL intitulado Arte a beira do Guaiba